Blog

6 de outubro de 2020

Estudo de Caso: Grupo Imec

O passar do tempo traz uma cruel realidade: todo equipamento vai perdendo sua vida útil até chegar a um ponto em que se torna ultrapassado. Em paralelo, a tecnologia cria novas soluções para que um mesmo aparelho se torne capaz de entregar melhores resultados que a geração anterior.

Isso não significa que tudo deve ser jogado fora e substituído. Muitas vezes, algumas adaptações já resolvem o problema e aprimoram o desempenho dos dispositivos, otimizando-os o suficiente para continuarem por mais um bom tempo em operação.

Mas será que esse tipo de situação pode mesmo prejudicar a performance de uma empresa? A resposta é sim.

Hoje a GreenYellow traz um estudo de caso interessante sobre como a desatualização tecnológica consegue influenciar o consumo energético no setor de varejo afetar

É o caso do Grupo Imec, uma rede de supermercados gaúcha com mais de 800 colaboradores, 500 milhões em faturamento e 65 anos de história para contar. Das 17 lojas em operação, duas delas passaram por um projeto de eficiência energética: a unidade Dois Irmãos e a Bento Gonçalves. Veja a seguir como foi o processo e quais foram os resultados.

Retrofit: o ponto de partida

O projeto de eficiência energética do Grupo Imec foi desenhado a partir de um processo chamado retrofit. Nunca ouviu falar sobre isso? A gente explica. O retrofit consiste em trazer atualizações tecnológicas para equipamentos antigos ou instalações já construídas.

Essa modernização acontece por meio de adaptações nas peças e materiais, sem necessariamente trocar a aparelhagem (ou refazer a obra) por completo. Assim, ele possibilita que dispositivos e sistemas mais antigos operem com o desempenho e benefícios das mais recentes inovações.

Dentro das necessidades de cada uma das duas lojas do Imec, a proposta foi exatamente esta: fazer uma revisão geral dos equipamentos e da parte elétrica para otimizar aparelhos de ar-condicionado, casa de máquinas e sistema de iluminação.

Frio a portas fechadas

Um problema encontrado nas gôndolas refrigeradas do Grupo Imec foi a ausência de vedação nas prateleiras. Isso é prejudicial porque força os motores a trabalharem mais para manter a temperatura ideal que conserva os alimentos expostos nas prateleiras. A consequência é o aumento do gasto energético.

Com isso em mente, a GreenYellow instalou portas de vidro para manter a temperatura interna do ambiente, obtendo melhor aproveitamento dos aparelhos e melhorando o funcionamento do sistema de frio alimentar. Tudo isso contribui para que o consumo de energia diminua, já que a temperatura fica estável e os motores não precisam mais trabalhar em alta intensidade.

Luz, LED, ação!

A iluminação de um ambiente é extremamente importante, seja para decoração ou sinalização. E quando se trata de um supermercado, é ainda mais fundamental para que a experiência do consumidor seja agradável.

No caso do Imec, a situação era um ambiente com pouca iluminação e um tipo de tecnologia ultrapassada e que consome mais energia: as lâmpadas fluorescentes. Para mudar essa situação, a GreenYellow colocou a tecnologia LED para funcionar.

O projeto de iluminação foi inteiramente refeito, permitindo um nível melhor de luminosidade mesmo com a redução do número de lâmpadas em algumas áreas das lojas. Com a reorganização do layout, também acrescentamos LED onde antes não havia, harmonizando a capacidade luminosa em toda a loja.

Condicionado e automatizado

Um bom ar-condicionado é indispensável para manter o conforto dos clientes em qualquer supermercado. Porém, se forem utilizados de maneira incorreta, não vão apresentar o desempenho esperado da maneira mais econômica. E mais: terão de trabalhar (e gastar) dobrado para atingir a temperatura ideal.

Na unidade Dois Irmãos, a situação era exatamente essa. E foi por isso que a GreenYellow automatizou os equipamentos de ar-condicionado do local. Isso significa que agora eles podem ser controlados remotamente, além de estarem configurados para funcionar em horários pré-determinados e oferecerem uma temperatura que climatiza o ambiente sem causar impactos no consumo.

O mesmo aconteceu com o sistema de iluminação do salão de vendas. A partir da automação horária, as luzes passaram a ser acesas minutos antes da abertura das lojas — e apagadas logo após seu fechamento.

Para finalizar o processo, a GreenYellow também aperfeiçoou a automação da casa de máquinas, sistema responsável pelo comando central dos aparelhos refrigerados das lojas. Agora, com tudo pronto, é possível monitorar as unidades de perto para acompanhar os resultados durante todo o contrato.

Ponto de chegada: os resultados

Após a assessoria da GreenYellow, a modalidade escolhida pelo Grupo Imec foi o Contrato de Performance. Com ele, a economia gerada pelas mudanças vai remunerar o investimento ao longo do tempo.

Depois de um mês de obras, realizadas sem interferir na rotina do estabelecimento, a GreenYellow trouxe uma solução muito mais econômica para a rede: um consumo de energia 26% menor que pôde ser verificado no mês seguinte à implantação.

A eficiência energética implementada nas duas lojas também vai contribuir para uma redução de 57 toneladas de CO2 em um ano — valor que corresponde a 287 árvores plantadas nesse período.

Quanto ao consumo de fato, os valores também surpreendem. Serão R$ 200 mil economizados ao ano, o equivalente a 429 MWh.

Viu só como um projeto de eficiência energética com retrofit pode fazer toda a diferença e contribuir para a economia de energia de uma empresa? Com mudanças pontuais, foi possível diminuir gastos, reduzir a agressão ao meio ambiente e proporcionar mais conforto, qualidade e organização — tanto para os colaboradores quanto para os clientes do Imec Supermercados.

Quer uma assessoria para sua empresa também? A GreenYellow pode ajudar! Seja para projetos de retrofit, como o que você acabou de ver, ou para fotovoltaicos, pode contar com a nossa expertise para transformar seu ambiente organizacional em uma história de sucesso. Fale já com a gente. Estamos esperando você!

 

Eficiência Energética , , ,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *