Blog

5 de outubro de 2020

Energia solar: mitos e verdades

A energia solar está se tornando cada vez mais popular, especialmente nas empresas. E não é à toa. Trata-se de uma alternativa econômica, eficiente e que não causa danos ao meio ambiente.

Mesmo assim, ela ainda pode deixar dúvidas. Afinal de contas, algumas informações a respeito desse assunto são pouco explicativas ou estão equivocadas.

Pensando nisso, reunimos os principais questionamentos sobre essa fonte renovável para ajudá-lo a entender melhor o que é fato comprovado e o que não passa de especulação. Confira a seguir!

Ouvi dizer que vão taxar o sol

MITO. A notícia que assombra os brasileiros de tempos em tempos, na verdade, pouco tem a ver com taxação.

Desde 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) permite que qualquer indivíduo gere sua própria energia – um conceito chamado geração distribuída. Dentro dele, existem duas modalidades previstas: autoconsumo local e autoconsumo remoto.

Na primeira modalidade, a geração ocorre junto ao ponto de consumo – quando, por exemplo, um painel fotovoltaico é instalado no telhado de uma loja. Quando a energia gerada não é consumida por inteiro, o excedente é escoado para a rede da distribuidora e transformado em créditos de energia para serem usados posteriormente.

Já na segunda modalidade, toda geração de energia ocorre em um local diferente do ponto de consumo. Ou seja, toda a energia é injetada na rede e transformada em créditos para serem consumidos em outro endereço.

Em ambos os casos, a rede da distribuidora é utilizada pelo consumidor – seja parcial ou totalmente. Por sua vez, os créditos de energia gerados nesse processo são geridos por aquilo que chamamos de sistema de compensação.

Agora vem a discussão em si. Pelas regras atuais da ANEEL, a distribuidora não é remunerada por disponibilizar e operar uma rede de distribuição por onde a energia gerada nessa modalidade flui. Mas, por outro lado, muitas vezes ela acaba sendo obrigada a realizar investimentos significativos para que o consumidor continue gerando sua própria energia.

Dito isso, podemos dizer que a “taxa do sol”, na verdade, debate se a distribuidora deveria ou não ser remunerada por disponibilizar uma infraestrutura ao consumidor que pratica a geração distribuída.

A energia solar só é produzida em dias ensolarados

MITO. Ela é gerada pela radiação solar, que também está presente em dias nublados ou chuvosos (embora com menor intensidade).

Isso significa que seu sistema solar pode até produzir um pouco menos de energia nessas circunstâncias, mas não precisa se preocupar. Os dias ensolarados preenchem essa lacuna gerando créditos energéticos para serem abatidos na conta de luz.

Para aproveitar ao máximo o que os painéis solares têm a oferecer, realize um bom planejamento de eficiência energética para sua empresa. Afinal, as condições locais também devem ser consideradas para calcular o número exato de placas que o sistema vai precisar.

Painéis solares duram pouco

MITO. Uma placa solar pode ficar até 30 anos em atividade, sendo que os fabricantes garantem um desempenho entre 75% a 80% da capacidade inicial de geração de energia até o fim de sua vida útil.

A energia solar é mais barata

VERDADE. O crescimento no uso dessa tecnologia vem tornando-a cada vez mais acessível no mercado. E o melhor de tudo é que, sob uma implementação correta, ela pode reduzir o custo da energia da sua empresa.

A partir de modelos de negócios inovadores, a GreenYellow consegue oferecer energia solar sem que você precise lançar mão de um grande investimento. É um jeito fácil de economizar e contribuir para um mundo mais sustentável.

A energia solar não é eficiente

MITO. A energia solar tem potencial suficiente para cobrir a necessidade energética de vários empreendimentos, como comércios, indústrias e espaços de lazer.

Com uma boa área de implantação e um planejamento bem dimensionado, o sistema de energia solar pode atender às exigências da sua empresa o ano todo, mesmo gerando energia apenas durante o dia.

A manutenção dos painéis solares é complexa

MITO. Os painéis solares precisam de manutenção preventiva a partir de verificações visuais periódicas. E, dependendo do regime de chuvas da região, os módulos devem ser limpos de 2 a 3 vezes ao ano.

Na GreenYellow, todos os contratos incluem manutenção por uma equipe especializada, garantindo melhor performance e durabilidade para o seu sistema solar.

A energia solar não é útil para sistemas de alto consumo, como ar-condicionado comercial

MITO. A energia solar supre facilmente as necessidades desse tipo de sistema. Basta haver soluções inovadoras, como as da GreenYellow.

Por meio de fazendas solares, transferimos os créditos de energia gerados em sistemas remotos, onde é possível construir grandes usinas para consumos elevados.

A energia solar é benéfica para o meio ambiente

VERDADE. Ao contrário dos combustíveis fósseis e de outras alternativas que afetam o ecossistema com grandes quantidades de CO2, a energia solar é ecologicamente correta por ser limpa, renovável e utilizar apenas o sol como fonte energética.

As placas solares podem prejudicar os equipamentos da minha empresa

MITO. Um projeto adequado leva em consideração o correto dimensionamento do sistema de aterramento e o uso de equipamentos certificados. E é exatamente esse cuidado que a GreenYellow traz aos projetos quando seu time de engenharia dimensiona as proteções do sistema. Garantimos proteção total: do sistema solar instalado, dos equipamentos da empresa e da rede distribuidora de energia elétrica.

 

Agora que você chegou até aqui, já está mais apto para lidar com os mitos e verdades que rondam a energia solar. Mas, antes de ir embora, que tal assinar nossa newsletter? Assim você pode saber mais sobre o assunto e ainda receber novos conteúdos em primeira mão. Esperamos você!

Energia Solar , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *