Blog

5 de outubro de 2020

Eficiência Energética: o que é e quais os benefícios

Eficiência Energética

A descoberta da eletricidade representa um ponto de virada na história da humanidade. Foi lá na Grécia Antiga, alguns milênios atrás, que o filósofo Tales de Mileto esfregou um âmbar num pedaço de pele de carneiro e deu início à trajetória de uma das fontes de energia mais indispensáveis de todos os tempos.

Fazendo um corte brusco no tempo, muita coisa aconteceu desde então. E hoje, um dos debates mais necessários para a sustentabilidade do planeta gira em torno de duas palavras: eficiência energética.

Você já deve ter ouvido alguém falar dela por aí. Mas, se até então essa ideia parecia um tanto quanto complicada, a partir de agora você vai poder conhecê-la melhor e descobrir todos os benefícios que tem a oferecer. Vamos lá?

Primeiro de tudo: o que é Eficiência Energética?

De um jeito simples, a eficiência energética consiste em alternativas criadas para otimizar o uso das fontes de energia. Dessa forma, é possível aproveitá-las diminuindo os custos financeiros e os impactos ao meio ambiente.

Também podemos explicá-la fazendo uma relação entre a quantidade de energia necessária para uma determinada ação e o total energético disponível para tal.

Um exemplo básico disso é a lâmpada LED. Ela consegue entregar a mesma eficiência de iluminação utilizando bem menos watts que uma lâmpada incandescente. Ela também transfere menor quantidade de calor para o ambiente, sendo uma excelente opção para lugares climatizados. E tem mais: sua duração é 50 vezes maior que as outras.

Agora imagine isso tudo aplicado a diversas outras situações. Afinal de contas, a eficiência energética pode ser alcançada por uma infinidade de meios. Como exemplos, podemos citar o ar-condicionado, motores de alto rendimento, refrigeração e sistemas de cogeração (quando uma única fonte consegue prover mais de um tipo de energia).

E um lembrete: apesar de aqui estarmos focando em energia elétrica, vale ressaltar que a eficiência energética também pode ser aplicada a objetos que consomem outras matrizes, como gás natural e combustíveis fósseis.

Dadas as devidas explicações, é hora de partirmos para o próximo tópico.

Quais os benefícios da Eficiência Energética?

Redução de gastos

Como dissemos, uma das principais melhorias oferecidas pela eficiência energética tem raízes econômicas. Mas, quando falamos em reduzir a conta de luz, saiba que não é preciso altos investimentos logo de primeira.

Uma atitude simples e eficaz para sua empresa pode ser a adoção de hábitos conscientes por parte de todas as pessoas que frequentam a organização. Não deixar ambientes vazios com a lâmpada acesa é um dos mais comuns — e ainda assim quase sempre esquecido.

Por outro lado, existem soluções que envolvem prestar atenção a detalhes que muitas vezes passam despercebidos. É o caso de analisar a fatura de energia para encontrar informações que apontam algo de errado no valor. Isso engloba ficar de olho na demanda contratada, verificar o consumo durante os períodos de ponta (horários em que a demanda e o preço da tarifa aumentam) e pesquisar se alguma multa foi aplicada à empresa.

Maior sustentabilidade

As ações de eficiência energética, por si só, são um ato de consumo consciente. Isso porque o uso racional de energia ajuda a reduzir a emissão de CO2, um dos poluentes que mais contribuem para o aquecimento global.

Como medida complementar, você pode optar por investir em energia limpa sempre que for possível. Assim você também coopera para diminuir o impacto que as fontes finitas causam no meio ambiente.

Imagem da empresa

É fundamental ter em mente que a sustentabilidade não é um assunto que ganhou destaque na mídia à toa. Trata-se de uma causa que merece ser estudada de perto e com seriedade porque envolve o gerenciamento inteligente dos recursos disponíveis no planeta. Isso vem chamando a atenção não apenas do mercado, mas também dos consumidores.

Muitas pessoas estão em busca de marcas com atitudes sustentáveis e que se envolvem em ações para proteger o ecossistema. Ou seja, a eficiência energética também é uma grande aliada para a imagem da sua empresa.

Maior previsibilidade/assertividade

Com um plano de eficiência energética, você controla melhor as despesas da sua empresa e conhece seus principais consumidores de energia.

Consequentemente, tem maior previsão dos gastos mês a mês e pode conhecer as variáveis que impactam seu consumo — temperatura externa, época do ano, datas festivas — trazendo maior assertividade na elaboração de budgets anuais.

E tem mais: com um orçamento bem feito, ao comprar energia no Mercado Livre de energia você poderá investir com maior segurança.

Melhoria na operação

De nada adianta desenvolver um projeto com foco em fontes de energia renovável e deixar de lado a atualização de maquinário ou equipamentos utilizados por toda empresa. Afinal de contas, não faz sentido produzir energia limpa para abastecer um sistema ineficiente que consome mais energia por estar desatualizado.

Portanto, vale pesquisar as inovações disponíveis para o seu tipo de negócio. Uma atitude que, além de trazer novas tecnologias à sua organização, também vai contribuir para que os processos aconteçam de forma muito mais otimizada.

Agora que você já sabe o que é eficiência energética e conhece os benefícios que ela apresenta, não perca mais tempo. Assine nossa newsletter e descubra outras formas de realizar melhorias no consumo de eletricidade. A gente se vê na próxima!

 

Eficiência Energética , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *