Blog

19 de março de 2020

Energia Solar: Mitos e verdades

 

A energia solar está se tornando mais popular a cada dia, especialmente nas empresas, por seus grandes benefícios em nível de custo e para as pessoas em geral, devido à sua grande importância para combater as mudanças climáticas. E ainda existem alguns mitos sobre sua operação que vamos esclarecer:

 

  1. É verdade que vão taxar o sol? MITO

Ultimamente na mídia tem-se falado muito sobre ‘taxar’ o sol, porém o que discute-se atualmente tem pouco haver com taxação.

Desde 2012 é possível que qualquer indivíduo possa gerar sua própria energia, possibilidade está denominada de geração distribuída criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Existem duas modalidades previstas de geração: Autoconsumo local e Autoconsumo remoto.

Na primeira, a geração ocorre junto ao ponto de consumo, por exemplo, via instalação de um painel fotovoltaico no telhado de uma residência. Nesta modalidade, quando a energia é gerada e não ocorre o imediato consumo de forma integral, o excedente é escoado para a rede da distribuidora e transformado em créditos de energia para serem usados posteriormente. Ao passo que na segunda modalidade, toda geração de energia ocorre em local diferente do ponto de consumo, assim toda energia é injetada na rede, transformada então em créditos de energia para serem consumidos em outra localidade.

Em ambas as modalidades, a rede da distribuidora é utilizada, seja parcialmente ou totalmente, pelo consumidor para gerar os créditos de energia que são geridos pelo chamado sistema de compensação.

O que discute-se hoje é que, pelas regras atuais, a distribuidora de energia não é remunerada por disponibilizar e operar a rede de distribuição de energia pela qual a energia gerada nessa modalidade flui, apesar de muitas vezes ela ser obrigada a realizar investimentos significativos para que o consumidor possa gerar sua própria energia.

Assim, a “taxação” na verdade é uma discussão se a distribuidora deveria ou não ser remunerada por uma infraestrutura disponibilizada por ela hoje ao consumidor.

  1. A energia solar é produzida apenas em dias ensolarados / MITO

A energia solar é gerada pela radiação solar, que também está presente em dias nublados ou chuvosos, embora com menos intensidade. Nestes dias, seu sistema solar também produzirá energia, mas em quantidade um pouco menor. Os dias de menor produção são compensados nos dias ensolarados, fazendo com que seu consumo energético anual possa ser abatido ao longo dos meses com seus créditos de geração Isso depende mais de um bom planejamento da produção de energia, onde deve-se levar em consideração todas as condições das áreas nas quais os sistemas são implementados.

  1. Os painéis solares não são muito duráveis ​​/ MITO

Avida útil dos painéis solares é de cerca de 25 a 30 anos sendo que os fabricantes garantem um desempenho entre 75% a 80% da sua capacidade inicial de geração de energia até o fim de sua vida útil.

  1. A energia solar é menos cara / VERDADE

Devido ao grande crescimento do uso da energia solar fotovoltaica, essa tecnologia está se tornando mais barata a cada dia. Atualmente, sob uma implementação correta, a energia solar diminui bastante os custos de energia das empresas e, através de modelos de negócios inovadores, podemos oferecê-la sem que o cliente precise de investimento, beneficiando-se, da diminuição de custos mensais de energia e contribuindo para um mundo mais sustentável.

  1. A energia solar não é eficiente / MITO

A energia solar pode cobrir a necessidade energética de uma casa inteira, comércios, indústrias e espaços de lazer. Sendo bem dimensionado e havendo área suficiente para sua implantação, o sistema de energia solar pode atender às necessidades energéticas da média de consumo do cliente durante todo o ano, mesmo gerando energia apenas durante o dia. Além disso, a energia solar reduz custos e torna a energia mais eficiente, econômica, segura e sustentável.

  1. Painéis solares requerem manutenção especializada / MITO

Os painéis solares requerem uma manutenção preventiva a partir de verificações visuais periódicas e a limpeza dos módulos de 2 a 3 vezes no ano, dependendo do regime de chuvas da região de instalação do sistema solar. Nossos contratos incluem a manutenção feita por nossa equipe, garantindo a melhor performance e durabilidade para o seu sistema solar.

  1. A energia solar não é útil para sistemas de alta energia, como ar condicionado comercial / MITO

A energia solar pode facilmente cobrir as necessidades de sistemas de alto consumo de energia, como ar condicionado. Para isso, são necessárias soluções inovadoras, como as da GreenYellow, por meio de fazendas de energia solar e outras soluções, torna possível a transferência de crédito de energia gerada em sistemas instalados em locais remotos, onde é possível construir grandes usinas para grandes consumos.

  1. A energia solar é amiga do meio ambiente / VERDADE

Ao contrário da energia fóssil e de outras formas de energia que geram grandes quantidades de CO2 para o meio ambiente e afetam o ecossistema, a energia solar é ecologicamente correta e a substituição dos sistemas atuais de energia pela energia solar resulta imediatamente em uma diminuição de emissões de CO2.

  1. A energia solar no meu telhado por prejudicar ou queimar meus equipamentos eletrônicos ou meus eletrodomésticos / MITO

Um projeto adequado leva em consideração o correto dimensionamento do sistema de aterramento e o uso de equipamentos certificados. É exatamente este o cuidado que a GreenYellow traz aos projetos quando o seu time de engenharia dimensiona as proteções do sistema, garantindo assim, total proteção tanto ao sistema solar fotovoltaico instalados, quanto aos equipamentos dos consumidores e à rede de distribuição de energia elétrica.

 

 

 

Energia Solar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *