Blog

26 de setembro de 2019

Móveis Bartira reduz 47% do consumo de iluminação com a GreenYellow

Gestão inteligente da energia é um fator fundamental para os negócios de qualquer segmento, numa importância que aparece com maior peso ainda quando se trata de um complexo industrial que apresenta alto consumo de eletricidade e que precisa ter garantia de um fornecimento seguro e confiável. Por isso, a fabricante de móveis da América Latina Bartira, pertencente à Via Varejo, escolheu a GreenYellow para desenvolver um projeto que pudesse aliar economia com eficácia energética.

Após verificação e análise da necessidade da Bartira, a GreenYellow identificou que o ideal seria a realização de um projeto de eficiência energética que contemplasse não só a redução de custos, mas também o bem-estar e a segurança dos funcionários do complexo industrial, principalmente no período noturno. Para isso, foram instaladas luminárias GreenPerform Highbay G3, que geram economia de 3.5 GWh/ano, o equivalente a uma redução de 47% no consumo da iluminação.

Além de oferecer redução pela eficiência real dos LEDs, estas lâmpadas possuem uma automação que reduz a iluminação em 25% quando não detectam movimento no local num período de 15 minutos, o que ajuda a maximizar a economia de energia de forma simples. Foram também implantados temporizadores, que permitem medição remota do consumo para identificação de novas oportunidades de redução. A modernização da infraestrutura foi realizada em parceria com a Signify, anteriormente conhecida como Philips Lighting. A iniciativa contribuiu para a redução de R$ 1,3 milhões nos custos de iluminação do complexo industrial, que possui mais de 100 mil m².

De acordo com Henrique Santana, gerente de manutenção e engenharia da Via Varejo, responsável pela Bartira, a princípio, o escopo do projeto era em oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários, por meio da iluminação, principalmente no turno da noite. Mas, com o estudo e avaliação da equipe da GreenYellow, percebeu-se a possibilidade de realizar um projeto maior, focado na eficiência energética com tecnologia de ponta. “Quando você troca uma lâmpada de 400 watts por uma de 150 watts, além de obter uma iluminação melhor, conseguimos uma redução de consumo de até 50%”, conta, afirmando que, com um projeto completo, a redução é muito significativa. “A atualização de toda a iluminação no complexo impactou positivamente o trabalho das equipes de manutenção e operação, com mais segurança e visibilidade”, enfatizou.

Para Nicolas Daunis, gerente de engenharia da GreenYellow, um projeto dessa estirpe, em que é realizada toda a mudança na área luminotécnica do complexo industrial, é muito importante contar com um parceiro de iluminação que tenha produtos confiáveis e de baixo nível de manutenção. “Desde 2015 temos a parceria com a Signify, com quem realizamos mais de 400 projetos em conjunto”, comentou. Ele conta ser fundamental contar com produtos de alta qualidade em um contrato de performance, no qual há o comprometimento com a diminuição de gastos com energia. “Temos clientes que com mais de um ano de projeto não precisaram fazer manutenção de luminárias, o que também contribui com a economia e eficiência energética do local”, exemplificou Daunis, destacando que está muito satisfeito com a iniciativa. “Além disso, devido à alta confiabilidade, conseguimos garantir o nível de luminosidade necessário até o final do projeto”, complementa.

Já na avaliação Sergio Costa, novo CEO da Signify no Brasil, o projeto da Bartira é um marco e abre a perspectiva para que mais empresas pensem na iluminação como grande aliada não só na redução de custos, mas no bem-estar dos funcionários. “Oferecer a iluminação ideal melhora a dinâmica de trabalho e permite uma gestão inteligente, que é um dos escopos da Signify”, destacou.

 

Fonte: Canal Energia.

Sem categoria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *